Meio Homem, Meio Café

Recebi um texto gracioso falando sobre o benefício do café pela manhã. Não era exatamente sobre o café, mas algo em torno dele. Sobre tomar um gole devagar, apreciando o sabor, o cheiro, o calor dele descendo pela garganta, revigorando, confortando, preparando para o dia, mais um dia.

Talvez faça sol lá fora, o aroma do café é um aroma de uma lembrança boa, que evoca otimismo e me desperta para o confronto quotidiano. Talvez seja um dia de chuva e a xícara de café fumegante, enfim, me desperta. Aquela fumacinha sobe dançando e soltando momentos únicos de prazer, as nuvens pesadas não podem amedrontar a mim, homem feito, depois de degustar essa bebida mágica, enfrento o dia, salvo pelo café. Estou destinado a vencer e não somente a sobreviver...

Há coisas no fundo de uma xícara de café que nenhuma palavra explica, somente tragando vagarosamente, como um vício, se pode entender que é possível extrair dali a força necessária para sair de casa, faça chuva ou faça sol. Pode até ser segunda feira, mas antes de tudo, um café, por favor! Segundas-feiras são o patinho feio da semana, no entanto, eu até gosto das segundas, sejam feiras, chances ou intenções.

Sempre tomo café meio às pressas quando é terça ou quarta-feira, e nem é por picardia que escolho fazer assim. Terça e quarta são dias em que a semana está a todo vapor, tudo está acontecendo, às vezes, ao mesmo tempo... a vida se divide em plataformas, e eu tenho que estar online em todas as telas; família, trabalho, amigos, esportes, entre uma decisão e outra, um gole no café, descubro que esfriou na xícara, ele também precisa ser renovado. A estação de trabalho está viva e o café precisa estar também.

Tenho cisma com as quintas feiras, aqueles dias esquisitos que não são fim de semana e nem o início delas, sempre me decepcionei às quintas. Sinto-me meio homem-café e, durante o dia, o café se torna a única razão para que eu reconsidere os esportes, os amigos, o trabalho... o que me salva numa quinta-feira, faça chuva ou faça sol, é um cochilo depois do almoço e um café preto fresquinho à tarde, a vontade é de mandar tudo para a quinta das cucuias.

Se é domingo ou feriado, o café vai entre as mãos lá para fora, ser degustado ao sol, num um calção folgado, chinelos e café: Pronto, estou me refazendo. A sensação de vigor é a certeza de que o dia está pra mim. Leio, exercito o corpo e vou curtir a vida, afinal, a gente vive cada dia como se deve ser: único. Só se morre uma vez! Eu vou viver hoje de novo a minha Vitória diária, vem comigo?

Comentários

  1. Melhor do café é a companhia. Lc 12: 2-3. “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.”. Se alguém ainda não havia entendido, Jesus nos revela nesse Evangelho de Lucas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves

Obrigado meu amor