Sobre O Autor
Paulo Siuves (Contagem/MG 30 de julho de 1971), é escritor, poeta e músico. Ingressou na faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015, Bacharelando em Estudos Literários. Publicou "O Oráculo de Greg Hobsbawn" pela editora CBJE (2009), publicou a Antologia poética “Ao Intento do Vento – Poesias Nas Montanhas de Minas” pela editora Magico de Oz (2017), em parceria com Ângelo Roberto, publicou a “Coletânea Escritores do Vetor Norte da RMBH” pela gráfica O Lutador (2019). Tem seu nome inserido em mais de cinquenta antologias no Brasil e no exterior.
É servidor Público e atua
como flautista na Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Aprendeu
tocar violão com seu irmão Davi Luiz Siuves aos treze anos. Gravou um album de
musicas evangélicas (nunca lançado) com a banda Reluz, cujas músicas eram na
maioria de sua autoria.
Paulo Siuves recebeu do
Centro de Referência da Cultura Popular (CRCP Lagoa do Nado) e Tradicional Lagoa do Nado o “Certificado Emérito de Parceira e Amizade” por sua atuação e
parceria na promoção das atividades culturais em BHte.
Durante o mês de outubro
de 2017, foi o poeta convidado do “Portal da Poesia” do Centro Cultural
Liberalino Alves de Oliveira, o projeto é uma mostra literária na qual poesias
de autores diversos são expostas a cada mês em uma porta – literalmente. Paulo Siuves
destacou a participação no projeto Portal da Poesia:
“Participar de tudo em que a
poesia está é sempre um passe de mágica para mim. Transformar as palavras para
encantar as pessoas, para fazer o dia de alguém melhor, é divino, e o Portal da
Poesia proporciona essa mágica que acontece na alma das pessoas. É um projeto
maravilhoso, que dá oportunidade ao poeta de se realizar, de ficar encantado
diante de pessoas que amam a poesia em estado puro.”
O poeta também ressaltou a importância do projeto. “O Portal da Poesia permite estabelecer um laço com outras pessoas; precisamos de mais cores nas nossas vidas, e são essas cores que o projeto nos proporciona a cada edição”, finalizou.
Em março de 2018, a capital
mineira recebeu o Beagá Psiu Poético, projeto realizado com a participação de
vários poetas, incluindo Paulo Siuves ladeado por Antônio Galvão, Márcia
Araujo, Irineu Baroni e Jose Hilton. Além de poesia, o evento envolveu artes
plásticas, cinema, teatro e dança. A ocupação poética contou com a parceria da
Confraria dos Poetas, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a
Secretaria de Cultura de Montes Claros.
Juntamente com poetas da Confraria de Poetas de Belo Horizonte, Paulo Siuves fez homenagens à Carlos Drummond de Andrade e à Pedro Nava, instalando placas comemorativas. A Confraria de Poetas Belo Horizonte realizou, em maio de 2018, um Sarau em homenagem a Carlos Drummond e às mães, com afixação de uma placa no local onde Drummond morou, à Rua Silva Jardim, número 107, Bairro Floresta – BH, a casa não existe mais, hoje há um predio no local. Em agosto o sarau foi em homenagem à Pedro Nava e aos pais, e a afixação da placa foi no tradicional restaurante Gruta Metrópole, situado à Rua da Bahia, 1.052, Centro, local onde Pedro Nava frequentou. Esse sarau contou com a presença do Neto de Pedro Nava (foto).
O Sarau Feira de Poesias que acontece no Centro Cultural Padre Eustáquio, região noroeste de BHte, foi instalado por iniciativa de um projeto elaborado pelo dr. Paulo Siuves, na gestão da Poeta Marcia Araújo, que são considerados os pais do sarau que acontece a mais de quatro anos. Em dezembro de 2017, eles foram os homenageados com declamação de poesias e a presença de amigos e parentes de ambos, o que rendeu uma entrevista na radio UFMG. Em Julho de 2019, o sarau homenageou o Paulo Siuves pela passagem de seu aniversário.
Paulo Siuves participou da exposição Brotos Poéticos que exibiu poemas de autores escolhidos pela curadora de Márcia Araújo, as poesias homenagearam a cidade de Belo Horizonte pelos seus 120 anos. O Projeto tem como objetivo a realização de exposições no Parque Ecológico da Pampulha da FPMZB. Além disso, pode apoiar, promover e incentivar a leitura de modo geral e as produções de artistas belorizontinos.
O poeta Recebeu o Título de Embaixador da Paz e Defensor dos Direitos das Mulheres e da Literatura sem Fronteiras, com materialidade no Troféu Evita Perón, pelo Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires, esteve entre os agraciados numa grande festa que ocorreu no castelo de itaipava/RJ, em Abril de 2018.
Foi eleito para o Conselho Municipal de Política Cultural, mandato 2018/2019, no setor de Literatura, Livro e Leitura, mas não pode exercer o mandato porque é funcionário da prefeitura, o que é impeditivo pelo estatuto do conselho.
Paulo Siuves foi presidente da Academia Mineira de Belas Artes - AMBA entre os anos 2017 e 2023, foram dois mandatos consecutivos., para ele “uma academia tem que mostrar a que veio e fazer com que seus confrades recebam seus serviços efetivamente”.
Fonte:
https://ufmg.br/comunicacao/noticias/centro-cultural-padre-eustaquio-recebe-mais-uma-edicao-de-feira-de-poesia
Comentários
Postar um comentário