Diplomas e Certificados

        

Conclusão do Curso de Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública

Um Passo Rumo à Excelência Profissional

 

Com imensa alegria, compartilho com vocês meu certificado de conclusão do curso de "Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública". Este documento representa não apenas horas dedicadas ao estudo e aprimoramento, mas também o comprometimento em me manter atualizado e capacitado para enfrentar os desafios constantes na área da segurança pública.

Este curso foi uma jornada enriquecedora, proporcionando-me uma compreensão mais profunda das tecnologias emergentes e seu impacto positivo na gestão e execução das atividades voltadas à defesa da cidadania, dos direitos e da ordem pública.

Este certificado não é apenas uma conquista pessoal, mas um compromisso renovado com a busca contínua pela excelência e pela ética em minha atuação profissional. Estou ansioso para aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da segurança e bem-estar da nossa comunidade.

Ao longo dessas intensas semanas de estudo, pude perceber o impacto positivo que o conhecimento adquirido terá em minha prática profissional. Estou confiante de que as habilidades desenvolvidas contribuirão não apenas para meu crescimento pessoal, mas também para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

---------------------------------------------------------------







 


Reconhecimento e Gratidão: Prêmio
'Melhor do Ano na Imprensa Cultural em 2023'

Queridos leitores e amigos do blog,

Tenho a alegria de compartilhar com vocês uma conquista significativa que não teria sido possível sem o apoio contínuo de cada um de vocês. No último mês, fui agraciado com o prestigioso "Diploma de Honra ao Mérito" como "Melhor do Ano na Imprensa Cultural em 2023", concedido pelo renomado Jornal Cultural ROL. Este prêmio representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também o triunfo de nossa paixão compartilhada pela cultura e pela poesia.

Desde o início, este blog tem sido um veículo para compartilhar poesia de qualidade, e o Jornal Cultural ROL tem sido um parceiro inestimável nessa jornada. Juntos, conseguimos criar um espaço onde as palavras ganham vida, inspirando reflexões e emoções em nossos leitores.

Este prêmio é um lembrete poderoso de que a cultura e a poesia desempenham papéis essenciais em nossa sociedade. Agradeço aos editores do Jornal Cultural ROL por sua confiança e apoio, bem como a todos vocês, meus leitores e amigos, por fazerem parte dessa incrível jornada.

Nossa jornada está longe de terminar. Continuarei a compartilhar poesia de qualidade e a explorar as maravilhas das palavras com vocês. Vamos continuar a inspirar uns aos outros e celebrar a beleza da cultura.

Com profunda gratidão,

Paulo Siuves

------------------------------------------------------------------------------------

Curso Atuação Integrada De Segurança Pública: Introdução À Plataforma De Monitoramento CÓRTEX


--- //---
Hoje concluí o Curso de Introdução À Plataforma De Monitoramento CÓRTEX, um curso promovido pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN) em parceria com a Secretaria de Operações Integradas.

----------------------------------

No dia 11 de dezembro de 2021, o escritor Paulo Siuves recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Brasileira de Artes Marciais Interestilos e Terapias Orientais (UBAMITO), sediada em Juatuba, Minas Gerais. A homenagem foi proposta pelo mestre Israel Marques, que é colega de Siuves na ALB-MG/RMBH.

 

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a indivíduos que se destacam ou exercem grande influência em determinadas áreas, como artes, literatura, política ou promoção da paz, mesmo sem terem um curso universitário. Os homenageados são reconhecidos por suas virtudes, méritos ou atitudes e desfrutam dos mesmos privilégios que um doutorado acadêmico convencional.


Paulo Siuves é um escritor de destaque na literatura contemporânea de Belo Horizonte, com obras publicadas em diversos gêneros literários, como romances, contos, poesias e crônicas. Seus textos podem ser encontrados no Jornal Clarín Brasil e no Jornal Cultural ROL. Além disso, Siuves também é um talentoso músico e atua como Guarda Municipal em Belo Horizonte, cidade onde reside. O reconhecimento do seu trabalho com o título de Doutor Honoris Causa pela UBAMITO é uma prova da sua relevância e contribuição para a cultura brasileira.

 

Para o homenageado, “receber o título de Doutor Honoris Causa é uma grande honra e reconhecimento pelo trabalho realizado”. Essa honraria é recebida num momento de celebração e reconhecimento do talento e dedicação do escritor em sua jornada artística. Com certeza, é uma conquista merecida e que reforça a importância do trabalho cultural no estado de Minas Gerais.

 


po


Prêmio Baronesa 2022 | Excelência Cultural


          Paulo SiuvesParabéns!

     A Editora Baronesa durante o ano tem o prazer de contracenar no cenário cultural com diversos artistas, que dentro de seus ramos e atividades fazem a cultura acontecer.

     A direção da Baronesa através deste Prêmio Cultural, reconhece a notoriedade e importância de cada artista que com sua alma e arte se imortalizam entra as linhas e telas.


Parabéns para cada artista que é referência cultural em nossa sociedade! 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
 













ELES, AMIGOS DELAS

O projeto do COLETIVO MULHERES ARTISTAS convidou para uma roda de conversa sobre a condição da mulher na contemporaneidade e as relações entre homens, mulheres, corpos feminilizados e a Arte.

Durante uma hora e meia participei, ao lado de Roberto Ferrari (Poeta /SP) e Aldiney Sá (poeta / RJ), onde debatemos as questões que hoje estão permeando as relações cidadãs e os direitos das mulheres na cena cultural brasileira.

Mediadoras: Angeli Rose e Christiane Murville
 


Certificado do II Seminário Internacional "Desafios e experiências da Guarda Comunitária na Segurança Pública Municipal", realizado em 09 de fevereiro de 2021. 


 

----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------

Curso de Direitos Humanos com 

certificado KAS/CEDIN

O Curso de Direitos Humanos KAS/CEDIN visa possibilitar aos seus alunos um estudo amplo dos Direitos Humanos no contexto brasileiro, com foco naqueles presentes na Constituição da República Federativa do Brasil, nos instrumentos internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil e nas leis que tratam de temas específicos sobre tais Direitos. O objetivo geral é o estudo dos Direitos Humanos dentro da perspectiva brasileira favorecendo aos alunos o conhecimento teórico, técnico e prático sobre os mecanismos nacionais e internacionais de proteção dos direitos humanos e a legislação concernente. 

Ao final do curso, o aluno será capaz de compreender: e analisar de forma crítica e aprofundada os sistemas de governos que permitem o adequado funcionamento da democracia representativa; articular na prática o conteúdo apresentado e atuar em áreas de interesse público e privado que envolva a participação democrática, a defesa da democracia e seu constante aperfeiçoamento; contribuir para a ampliação dos direitos e sistemas democráticos a partir de uma visão crítica e plural da sociedade no contexto brasileiro, latino-americano e global; compreender e analisar de forma crítica e aprofundada os Direitos Humanos que tangem à meio ambiente, saúde, tecnologia e democracia; articular na prática o conteúdo apresentado e atuar em áreas de interesse público e privado que envolva a proteção dos direitos humanos; contribuir para a ampliação dos direitos humanos a partir de uma visão crítica e plural da sociedade no contexto brasileiro e; conhecer as principais convenções de diversos temas dentro dos Direitos Humanos ratificadas (ou não) pelo Brasil e sua aplicabilidade.

Este curso de aperfeiçoamento se dará na modalidade de Ensino à Distância (EAD), sendo este um modelo de estudo considerado compatível com o tipo de abordagem educacional que se pretende, uma vez que ele rompe, de certa maneira, com os padrões tradicionais de ensino e aprendizado, ao dispor de maior flexibilidade para realização das atividades, durante todo o processo, podendo o próprio discente organizar seus horários de estudos e preparação. Os participantes se inscreverão gratuitamente pela plataforma Sympla e os módulos serão disponibilizados sequencialmente em períodos pré-determinados pelo YouTube. 

Grade Curricular:

Bloco 1

1. Teoria do Estado: O Estado Moderno e sua democratização (6h) - A formação do Estado Moderno. Os elementos constitutivos do Estado. A construção da identidade nacional. Do Estado absolutista ao Estado Constitucional. A busca de segurança: um ideal moderno. A relação entre Democracia e Constituição: segurança x transformação. Os sistemas de governo como instrumento a serviço de uma democracia representativa. Conceito de democracia representativa. O sistema presidencial no Brasil. O sistema parlamentar, semipresencial e diretorial. Estudo comparado.

2. Democracia e descentralização (5h) - A organização territorial do Estado moderno. Os estados unitários. Centralização, desconcentração e descentralização. Estados regionais e o Estado autonómico. O Estado Federal. O federalismo brasileiro e a distribuição de competências no Brasil. Descentralização e democracia.

3. Sistemas eleitorais e democracia. Questões atuais de direito eleitoral (7h) - Estudo dos sistemas eleitorais: sistema majoritário; sistema proporcional, sistema distrital majoritário, sistema distrital proporcional e sistema distrital misto. Análise comparada dos sistemas eleitorais. Cláusula de barreira e federação de partidos. Estudo da jurisprudência eleitoral e as reformas eleitorais no Brasil.

4. Pressupostos da democracia, problemas com a democracia e alternativas democráticas (8h) - Democracia e comunicação. Liberdade de expressão. Liberdade de Imprensa e acesso à informação. Liberdade de ensino. Liberdade de criação e manifestação artística. Censura. Autoritarismo, ditaduras e totalitarismo. A manipulação da opinião pública. Concentração dos meios de comunicação social. Rádio, televisão e internet. Os algoritmos e a manipulação da opinião pública em eleições recentes. Fake News. Estudo das diversas experiências por todo o mundo, na construção de alternativas democráticas, participação cidadã. As experiências de democratização de acesso à justiça. A mediação como instrumento democrático de solução de conflitos. A questão da diversidade como fundamento da democracia.

----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------

 

 

----------//----------//----------//----------//----------//----------//----------

Curso de Formação em Direitos das Mulheres!

 Paulo Siuves Concluiu, no dia 28 de maio de 2021, o Curso de Formação em Direitos Humanos: Direitos das Mulheres"Com carga horária de 60 horas. O curso foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Programa Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH).
----------//----------//
----------//----------//----------//----------//----------
 
PAULO SIUVES PARTICIPOU DO CONCURSO NACIONAL DE POESIAS CONVERSA LITERÁRIA, REALIZADO NO ANO DE 2020, QUE RESULTOU NA PUBLICAÇÃO DA ANTOLOGIA REFLORESCER POÉTICO: UM NOVO JEITO DE ENXERGAR O  MUNDO. 

O Concurso Nacional de Poesias - Conversa Literária foi organizado pelos escritores Reginaldo Nascimento e Kelma Cardoso, as poesias selecionadas de 78 autores de todo o Brasil foram publicadas no livro "Reflorescer Poético: um novo jeito de enxergar o mundo". 


Os poemas do escritor Paulo Siuves escolhidos para compor a coletânea mostram a forma poética que serve como maneira de comunicação do lirismo entre o leitor e o poeta, como construção que agrada principalmente ao próprio poeta. Leiam os poemas;

 

Sou Guarda Civil Municipal

O sossego da noite é vigiado

Por quem está longe da família

Fazendo a ronda acompanhado

De guardas que observam a trilha

 

Seus filhos dormem seguros em seu lar

Seus pais pedem à Deus por suas vidas

Seus cônjuges mal dormem a esperar

Que regressem seguros das lidas

 

Guerreiros de farda azul marinho

À seus postos sempre a proteger

Sem jamais deixar-se estremecer

 

Sou seu protetor e seu vizinho,

Sou guarda civil, muito prazer.

Jurei a paz e a justiça defender

 

Paulo Siuves

 

JUBILO

Hoje é dia de comemorar.

Junto com alguém memorar

Co-memorar os anos de trabalho

Os dias de patrulhar e rondar

As horas de descanso...

Descansar! Agora todo dia será azul.

Todo dia seria se não fosse angustiante;

Mas, servidor pode dar-se ao luxo?

Deixa estar, sobre isso virá!

 

Há descobertas a serem descortinadas

Existem promessas de gozo que serão testadas

Contudo, isso é conversa para outro dia

Hoje vamos juntos relembrar

Quantos anos se passaram.

Há aposentadorias que são dadas, asas,

Enquanto jubilo em gaiolas prateadas.

Após tantos anos de servidão,

Sim, com amor ao “ganha-pão”.

 

Hoje recordo os dias de chuva

Os dias de glórias, Maria Pinna.

Os dias de tristeza profunda

Os documentos preenchidos,

as ruas por quais passei...

Em estado de júbilo, estou em jubilando

Estou me aposentando, quer dizer...

Estão me aposentando, mas...

Hã, hã, hã hããã ham!

 

Não estou me encostando.

Hoje é dia da aposentadoria,

Vivas às exéquias vivas.

Aposentadoria, jubilação, dia de júbilo.

alegria por ter cumprido o dever social

comemorar e co-memorar.

hoje é o primeiro dia, azul ainda

amanhã será domingo, o primeiro.

 

Paulo Siuves

Belo Horizonte – Minas Gerais

---------------------------------------------------------------------------------------

Em quatro (04) de outubro, o escritor foi admitido como Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira- AILB, na Cadeira 14. Muito obrigado à todos da FOCUS Brasil New York, em especial à Nereide Santa Rosa pela calorosa recepção.

 


Clicando AQUI para conhecer os nomes dos membros da Arcádia internacional. 

  A Academia Internacional de Literatura Brasileira fundada em 12 de setembro de 2020, é uma entidade de caráter cultural, sem finalidade lucrativa, criada pela Focus Brasil Foundation. Seus objetivos são, entre outros:

 

Estimular e promover a literatura brasileira, cultura, as ciências sociais e as artes do Brasil no exterior.

Contribuir para a preservação da memória de escritores brasileiros.

Apoiar iniciativas e eventos literários, socioculturais desenvolvidos pela Focus Brasil Foundation na formulação e implementação de políticas culturais de interesse da comunidade brasileira no exterior.

Colaborar com estudos e pesquisas, programas e projetos sobre a memória e a história cultural da Literatura Brasileira no exterior.

Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres. 

http://focusbrasil.org/academia-internacional-de-literatura-brasileira

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 
Academia Internacional De Literatura Lusófona 


Pela presente documentação, a Academia Internacional De Literatura Lusófona reconhece e traz a público que, no dia 16 de novembro de 2019, o senhor Paulo Siuves, por mérito de sua expressão literária, artística e cultural, tomou posse nesta instituição como membro vitalício.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








PROJETO ADOTE UM MÚSICO É DESTAQUE OPERACIONAL NA GMBH 


É com grande satisfação que compartilhamos que José Paulo Siuves recebeu o DESTAQUE OPERACIONAL concedido pela Guarda Municipal de Belo Horizonte. O Guarda Municipal de 1ª Classe José Paulo Siuves recebeu o prêmio em reconhecimento à sua notável atuação como professor no projeto "Adote um Músico". Seu trabalho e comprometimento com este projeto têm oferecido às crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino uma oportunidade de mergulhar no mundo da arte musical.

 Através do projeto "Adote um Músico", Paulo Siuves tem compartilhado sua paixão pela música e tem guiado os jovens em uma jornada que vai muito além das notas e melodias. Ele e a equipe da Banda de Música da GMBH tem aberto portas para o desenvolvimento pessoal, a criatividade e a expressão artística, proporcionando alternativas de sucesso na trajetória do público infantojuvenil.

 O reconhecimento da Guarda Municipal de Belo Horizonte não poderia ser mais merecido. José Paulo Siuves demonstrou não apenas conhecimento musical, mas também iniciativa e dedicação exemplares. O compromisso da equipe em tornar a educação musical acessível e inspiradora é verdadeiramente louvável.

 Este destaque operacional não é apenas um reconhecimento, mas um lembrete de como indivíduos dedicados podem fazer a diferença na comunidade. José Paulo Siuves é um exemplo inspirador de como uma pessoa pode impactar vidas e moldar o futuro das gerações mais jovens.

Paulo Siuves é um verdadeiro exemplo de como a paixão e a vontade de fazer a diferença podem transformar vidas e comunidades.


08 de Novembro de 2018



LITERARTE reconhece artista de todo o país em Ouro Preto e destaca iniciativa local.

A LITERARTE (Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos) reuniu-se em   Ouro Preto, no dia 27 de fevereiro de 2016, ocasião em que entregou o Prêmio LITERARTE 2015/2016 a escritores e artistas plásticos, seus associados, que se destacaram em 2015. Na oportunidade, a presidente da entidade, Izabelle Valladares, pode destacar a importância de se associar esta importante premiação à alma cultural e ao glamour da histórica Ouro Preto.

O escritor Contagense Paulo Siuves, está entre os escritores nacionais que foram agraciados com o Prêmio Artístico e Literário “Melhores do Ano” 2015/2016, oferecido pela Literarte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, na categoria “Melhores Poetas”.

O Prêmio consiste em troféu e certificado. O evento aconteceu no anexo do Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes em Ouro Preto – MG



___________________________________________________________________________

Certificado  pela conclusão do curso de DIREITOS HUMANOS, promovido pela Rede Nacional de Educação a Distância

-----------------------------------------------------------------------


DOUTOR EM FILOSOFIA UNIVÉRSICA'. Ph.I. FILÓSOFO IMORTAL 'HONORIS CAUSA'


Recebi da ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL, seccional CAMPOS DOS GOYTACAZES, a OUTORGA no grau de 'DOUTOR EM FILOSOFIA UNIVÉRSICA'. Ph. I. FILÓSOFO IMORTAL 'HONORIS CAUSA' pela produção FILÓSOFO/LITERÁRIA. 
Um

Agradeço orgulhosamente à minha amiga e parceira Dra. Solange da Silva Figueiredo pela indicação e defesa do meu nome para essa outorga tão importante. 

Dr h.c. Paulo Siuves, Ph.I. Filosofia Univérsica, escritor, músico, bacharelando em Letras (UFMG), GCD/GCMBH.
    -----------------------------------------------------------------------

Comentários

Postar um comentário

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves

Obrigado meu amor