PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves


Tia Bêa havia chegado do interior recentemente e não abandonara alguns costumes, como frequentar a feira no sábado de manhã com o pretexto de encontrar melhores hortaliças, quando na verdade era algo meio que um acordo velado da confraria das fofoqueiras de plantão para trocar informações sob o sino da igreja. Aliás, esse era outro costume de tia Bêa, ir à missa todo domingo, as manhãs dominicais eram sagradas para ela. Agora descanse em paz ao lado do nosso Senhor tia Bêa, querida tia Beatriz de Castilho. Tia Bêa tinha ascendência portuguesa e tinha certo orgulho disso. Entender o latim das missas era uma imodesta glória da qual ela não se disfarçava. Vir para a capital mineira e descobrir que as missas estavam sendo realizadas em português, coitada, foi uma decepção desconcertante, mas nada que a fizesse desanimar de ouvir as missas todos os domingos, fizesse sol ou chuva.

Certo dia, ela ouviu dizer que o padre Sérgio, pároco da cidade onde ela cresceu e construiu quase todas as suas relações sociais iria visitar uma igreja em Belo Horizonte. Óbvio que ela não poderia deixar passar a oportunidade de rever o pároco da sua cidade natal. Soube que ele estaria celebrando a missa do domingo na paróquia de São Mateus, num bairro da periferia. Tia Bêa colocou seu melhor vestido, fez penteado, unhas e arrumou a maquiagem para essa manhã festiva. O pároco daquela jurisdição fez o anuncio da visita ilustre do padre Sérgio e inteirou que ele iria executar algumas músicas ao órgão que raramente era usado por falta de quem o soubesse tocar. Tia Bêa se impressionou muitíssimo a cerca do talento de padre Sérgio. Ela ouviu com alma enlevada e dizia em voz baixa:

- Que maravilha. Nem sabia que padre Sérgio tinha esse talento... Que maravilha!

Ao fim da missa, ela não se aguentava e dizia:

- Gente, preciso ir dar um abraço no padre Sérgio e dar-lhe os parabéns. Eu estou encantada!

E, no meio da multidão, surge o pároco interiorano. Quando ela o vê, vai chamando em alta voz:

- Padre Sérgio, padre Sérgio... Eu não sabia que o senhor tocava tão bem assim. Que maravilha de músicas. parece realmente coisa do céu. SE O SENHOR SOUBESSE COMO O ÓRGÃO DO SENHOR ME FEZ BEM...


Comentários

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

Obrigado meu amor