PREFÁCIO “100 MELHORES POETAS LUSÓFONOS CONTEMPORÂNEOS 2018”



Escrito por Paulo Siuves para a coletânea
“100 Melhores Poetas Lusófonos Contemporâneos 2018”, uma produção da Literarte.


Nossa terra brasileira é um celeiro de poetas que são citados e reverenciados geração após geração, eternizados através de sua arte, e Minas Gerais tem se destacado no que diz respeito à produção cultural e artística no Brasil. Vamos encontrando pelo País referências nos mais diversificados seguimentos profissionais ligados ao estado das Gerais sempre esbarrando em literatura e toda forma de expressão artística, algumas vezes dos oriundos do solo mineiro, outras vezes por pessoas que adotaram esse estado como seu lar tornando-se mineiros de coração. São preeminentes que se descobriram irmanados pelas artes, encontrando realização pessoal e satisfação em gravar na história uma herança cultural que seja perpétua, venturosa, abençoada.

Neste contexto, a LITERARTE traz a lume a antologia “100 MELHORES POETAS LUSÓFONOS CONTEMPORÂNEOS 2018” partejando em suas laudas uma coleção de textos em prosa e verso de diversos autores da atualidade, consagrados dentro e fora do Brasil por suas produções poéticas, escolhendo para o lançamento a centenária cidade de Ouro Preto. Escolhida como Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela UNESCO, em 1980, Ouro Preto é a cidade altar da formação da identidade nacional, essa identidade que hoje se apresenta sob o nome desses escritores que se reúnem nessa antológica publicação coordenada pela Presidente Izabelle Valladares, fundadora da Literarte.
 
Ao citar Marcus Tullius Cicero (106–43 a.C.) “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão” manifesto a grata satisfação que tive ao ser convidado para prefaciar essa antologia formada por criadores lusófonos dos mais variados gêneros literários e que se reúnem para mostrar que não é possível viver sem poesia, é preciso nos unir cada vez mais e lutarmos por um mundo melhor, pois o maior desafio da literatura sempre foi o de estar a serviço da humanidade, da sociedade, ajudando a juventude a entender os sopros das inconformidades e compreender nossa nação, construindo um mundo justo e melhor para todos. Deleite-se com essa obra prima e boa viagem!

Comentários

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves

Obrigado meu amor