Projetos De Vida

Como saber aonde quero chegar se eu não sei planejar minha trajetória? Somos múltiplos. Somos uma multidão de pessoas em um corpo, e vivemos isso concomitantemente o tempo todo, sem parar para trocar as máscaras,  sem nos ater que deixamos de ser pais para ser cidadãos; deixamos de ser cidadão para ser profissional; deixamos de ser profissional para ser amigo; deixamos de ser amigo para ser outra pessoa que inevitavelmente somos, e trocamos o tempo todo de "máscaras". Reagimos diferentemente em cada situação, de acordo com nossa personalidade e de acordo com a situação que se nos apresenta. Tenho certeza de que minha real personalidade se manifesta quando estou sozinho, distante das pessoas. Ser múltiplo e ser um é ser consciente dessa multidão que é o “eu” de cada momento. Somos esposo(a), somos filhos(as), somos estudantes, somos mestres, somos cristãos ou não, mas nunca somos nada, sempre somos alguém... cada um desses personagens tem anseios diferentes; como pai, eu quero que meus filhos cresçam saudáveis, tenham amparo em mim para todas as necessidades deles, sejam crianças felizes para tornaram-se adultos felizes e bem sucedidos. Como cidadão, quero ter meus direitos assistidos porque pago meus impostos e respeito as leis, quero viver com segurança de que terei uma velhice tranquila. Como profissional tenho meus anseios; como marido tenho meus desejos para o futuro; e para todas essas "vidas" que vivo, tenho meus alvos e objetivos, meus projetos de vida. Em alguns projetos, estou sendo bem sucedido, em outros não. Mas tenho projetos em todas as áreas da minha vida. Se eu viver aleatoriamente, sem projetar o meu futuro, sem sonhar com onde quero chegar, terei que contentar-me com o que vier. Qualquer que seja o destino, estará bom e para isso damos o nome de "sorte ou azar". E não se trata disso, não é predestinação, é escolha. Olhos abertos para ver a estrada que estou seguindo, ver as sementes que estou plantando, ver as escolhas que estou fazendo, para saber onde errei e onde devo retomar à feitura do meu futuro. Para cada área da minha vida, um projeto; mas para todos os "eu's" que vivo, tenho de ter bom caráter e boa índole. Somente assim saberei que não ando trocando de máscaras na frente dos outros e vivendo de aparências. Olhos abertos para o futuro.

Comentários

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves

Obrigado meu amor