“Sonetos e Canções”: o amor e a juventude na poesia de Paulo Siuves

Em “Sonetos e Canções” o amor desfila em todas as suas nuances, com a volúpia da sinceridade da alma

 

 Por Rogério Salgado*

 

Paulo Siuves é um desses últimos românticos num tempo de frieza e desafetos, por causa da intolerância que invadiu o Brasil e o mundo nos últimos tempos, principalmente politicamente. Recebo “Sonetos e Canções” (Editora Ramos) de sua autoria, dentro da coleção Coletivo Literário 2020, no qual o autor buscou no fundo do baú, alguns sonetos e letras de canções que fez na adolescência, alguns em parceria com amigos.  

“Sonetos e Cançõe
s” fala de amor em todos os aspectos. O autor consegue ser lírico, sem ser piegas, daí ser um livro gostoso de ler. São versos que em sua inocência de juventude, surge com a delicadeza da sinceridade da emoção a flor da pele, daí a sua grandeza. Vejamos: “Eu não sei quem você é\não sou eu o que você quer\e não tenho pra onde ir\se comigo você não estiver\Não vou ouvir os seus discos\não vou ler suas cartas\não vou influenciar as suas decisões\essas portas não são tão largas\Seus sonhos, meus idéiais\seus dias, minha alegria\meu choro, seu objetivo\Sem mim suas noites são mais legais\seus frêmitos, minha angústia\seu orgasmo sem motivo.”

Em “Sonetos e Canções” o amor desfila em todas as suas nuances, com a volúpia da sinceridade da alma. Entre as parcerias encontra-se os poetas Clério Pereira e Sol Figueiredo, este último uma grande sonetista da atualidade, hoje, presidente da Academia de Letras do Brasil, secccional Campos dos Goytacazes. O poema “Soneto da Lamentação”, na página 55 do livro, foi contemplado com o Prêmio Luso-brasileiro “Edição do Brasil” em 2013, conferido pela Associação de Poetas da Ilha da Madeira, em Portugal, em parceria com a Literarte. Leiamos: “Retratos na parede,\saudades e devaneios.\Queixos os pensamentos\já não sou mais o mesmo.\Morro aos poucos lentamente.\Minhas noites não são mais as mesmas\quimeras pela madrugada\adjetivos sussurrados a esmo.\Sinto tanto em minha vida\já não caibo, só lamento\nesses versos que compus\o sono pesa, minhas vistas.\Vai embora noite imensa!!\Seja dia – haja luz.”

Paulo Siuves é escritor, músico e poeta. É presidente da Academia Mineira de Belas Artes (AMBA) e escreve semanalmente uma coluna da AMBA no Jornal Clarin Brasil. É autor do romance “O oráculo de Greg Hobsbawn” (CBJN-2011), coautor em dezenas de coletâneas nacionais e internacionais. Organizador das coletâneas “Ao intento do vento”, “Poesias nas montanhas de Minas – Volumes 1 e 2”, co-organizador na coletânea “Escritores do Vetor Norte da Região Metropolitana de BH volumes 1 e 2”. Um dos criadores com a poeta Márcia Araújo do “Feira de Poesia” no Centro Cultural Padre Eustáquio. É servidor público na capital mineira, atuando na Banda de Música da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte como flautista.

“Sonetos e Canções” é um livro que fala de vida, de amor, feito para quem tem sensibilidade para lê-lo com prazer.

Contatos: paulosiuves@yahoo.com.br

 

*Rogério Salgado é poeta profissional. Comemorou em 2020, 45 anos de carreira poética.

Comentários

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves

Obrigado meu amor