Receber é reconhecer: fui agraciado com o Mérito Lítero-cultural Agripa Vasconcelos


Com imensa gratidão e alegria, compartilho com vocês uma notícia muito especial: fui agraciado com o Certificado de Mérito Lítero-cultural Agripa Vasconcelos, concedido pela Academia Vendanovense de Ciências, Letras e Artes – AVENCLA, da qual tenho a honra de fazer parte como ocupante da cadeira nº 23, que tem como patrono o inesquecível Fernando Brant, músico e poeta mineiro que eternizou Minas Gerais em versos e melodias.

Recebi essa honraria no mês passado, por ocasião do 4º aniversário da AVENCLA, mas escolhi trazer esta conquista a público agora, em maio, mês em que celebramos o nascimento de Janires Magalhães Manso (⭐️22 de maio de 1953 – ✝️11 de janeiro de 1988), músico brilhante e meu homenageado na cadeira 23. Janires foi um artista revolucionário, cuja música tem atravessado fronteiras, e suas sementes ainda rendem frutos de transformação e renovação na cena evangélica brasileira. A ele, minha admiração e meu tributo mais sincero.

Agradeço, primeiramente, a Deus, por sustentar meu caminhar com propósito, beleza e fé. Sem essa presença em minha vida, nada faria sentido.

Agradeço com carinho ao presidente da AVENCLA, Ângelo de Souza Roberto, pela confiança e incentivo constantes, e ao vice-presidente, Professor Mauro José de Morais, por sua generosidade, seu amor pelas letras e por ser um incansável semeador da cultura em Minas Gerais. Meu agradecimento especial também à querida amiga Mara Vasconcellos Mancini, neta de Agripa Vasconcelos e curadora de sua obra, por manter viva a memória de um dos maiores nomes da literatura mineira. Sua dedicação e sensibilidade fazem da história de seu avô um patrimônio vivo e pulsante.

O Mérito Agripa Vasconcelos, entregue em comemoração ao aniversário da AVENCLA, homenageia esse notável médico, poeta e romancista, autor da emblemática Saga do País das Gerais, cujas obras inspiraram produções como Dona Beija e Xica da Silva. Agrippa foi também membro de instituições históricas e literárias de prestígio e agraciado com importantes prêmios, como o Olavo Bilac e o Monteiro Lobato.

Sinto-me pequeno diante de tantos gigantes, mas fortalecido e inspirado a seguir contribuindo para o universo das palavras e da cultura.

Que essa conquista sirva como combustível para novas ideias, novos encontros e novos gestos de criação e partilha. Sigamos juntos, celebrando a arte, a literatura e o poder transformador da cultura.

Com carinho e gratidão,
Paulo Siuves


Comentários

  1. Parabéns caro poeta e sucesso nessa caminhada literária.

    ResponderExcluir
  2. @agripavasconcelosescritor11 de maio de 2025 às 18:25

    Homenagem muito merecida, prezado @paulosiuves

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu querido amigo 👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mostrar Postagens mais visitadas

Feliz Aniversário, Poeta!

PADRE SÉRGIO – Por Paulo Siuves

Obrigado meu amor